Figaleira é um dos maiores policiaristas portugueses, com um passado brilhante, como Big Ben, a par de um dos grandes nomes do cruzadismo e charadismo, como Mr. King.
Solucionista brilhante, acumulou imensos títulos e foi sempre um modelo a seguir para a geração Mundo de Aventuras, nascida em 1975. Foi coordenador de secções policiárias e um bom produtor. Membro fundador da TPLS e conviva presente em muitos eventos policiários.
Big Ben, primeiro à direita, um dos "7 Magníficos", como designou o Sete de Espadas, presente no primeiro convívio policiário, em Santarém, no ano de 1975. |
Big Ben, primeiro à direita, com o grupo de "veteranos" no Covívio Policiário de Coimbra em Março de 1976, no I aniversário da secção "Mistério... Policiário" do Sete de Espadas no Mundo de Aventuras. |
Figaleira recebe um prémio no Convívio Policiário de Coimbra - 2004 |
Grande abraço a um grande policiarista.
ResponderEliminarO GRANDE E GENTIL ERUDITO BIG BEN
ResponderEliminar(Figaleira – MêBêDê – Mr. King)
“Convívio no Imaginário”, de BIG BEN, Problema Policiário n.º 8, 6 de Janeiro de 1977 – há 47 anos!! – Torneio “Primeiro Passo Dedutivo” – “Mistério... Policiário” – “Mundo de Aventuras” – Orientação de “Sete de Espadas”
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
TORNEIO “PRIMEIRO PASSO... DEDUTIVO”
“Patrono”: BIG BEN
“CONVÍVIO NO IMAGINÁRIO”...
APRECIAÇÕES AO 8.º E ÚLTIMO PROBLEMA:
(Escreveu BIG BEN)
“Ao acaso, eis algumas das considerações que este problema mereceu : «parece complicado, mas ao fim e ao cabo, é simples», «não tem dificuldades impossíveis de transpor; no entanto, obriga o solucionista a longo trabalho de raciocínio», «acho que, neste tipo de problema, o mais importante será descrever como se chegou a determinada conclusão».
Estes e outros considerandos tecidos em redor de «Convívio no Imaginário», levam-me a concluir que, pouco a pouco, os solucionistas começam a alterar o «figurino» tradicional das suas respostas. Agora, lá não se limitam à solução árida e insípida, como anteriormente acontecia; algo mais aparece – ora, um comentário; logo, uma observação – resultantes de urna análise mais cuidada à questão que lhes é posta, revelando, igualmente, maior labor na estruturação das suas respostas. Em minha opinião, tal circunstância é deveras salutar, porquanto demonstra uma evolução que registo com muito agrado.
A este respeito, será curioso atentar nas palavras de um confrade que considero uma das mais promissoras revelações da «nova vaga do policiário»: «Cometi um erro nas primeiras soluções que enviei para o «Primeiro Passo... Dedutivo»; não as tratei com cuidado, pois apenas procurava acertar... só escrevia umas poucas linhas. Jamais o voltarei a fazer noutros certames!». Que todos atentem nesta grande realidade: as respostas breves dificilmente conseguem descrever a linha de raciocínio que leva a determinada conclusão...
...Evidentemente que também não perfilho a ideia de se encher uma longa série de páginas de prosa inoperante, a qual, depois de «espremida», pouco «suco» deite. A finalidade deverá (terá de ser) bem diferente; o que se pretende, principalmente, é qualidade... Contudo, suponho duvidoso – quiçá, impossível – a existência de boas soluções comprimidas em meia dúzia de linhas...”
Extractos de: O Gráfico
>>> ...Quem seria aquele jovem solucionista que escreveu o seguinte comentário???... «Cometi um erro nas primeiras soluções que enviei para o «Primeiro Passo... Dedutivo»; não as tratei com cuidado, pois apenas procurava acertar... só escrevia umas poucas linhas. Jamais o voltarei a fazer noutros certames!».
>>> ...Profetizou o confrade BIG BEN:
“A este respeito, será curioso atentar nas palavras de um confrade que considero uma das mais promissoras revelações da «nova vaga do policiário»:”
>>> ...Será que se cumpriu o vaticínio do ERUDITO confrade BIG BEN??? Só ele poderá responder porque ainda aí está... a responder/concorrer ao Torneio “Cultores do Policiário” onde é... JUSTAMENTE HOMENAGEADO!! Muita saúde! Um abraço forte!
>>> Pesquisas de: O Gráfico
Pódio 3? Acho muito pouco para tão grande vulto.
ResponderEliminarJoão Petro
Caro João Petro, a avaliação apresentada é, como foi dito, a de um coordenador de uma secção que durou mais de 26 anos e apenas veicula a sua opinião sobre o que foi a prestação de cada detective naquele espaço. Certamente que a carreira do confrade Big Ben é muitíssimo mais longa do que o que estamos a avaliar e se fosse sobre a importância de toda essa carreira, também nós o acompanhávamos na sua estranheza, certamente.
EliminarDe qualquer forma, escolher 5 pódios num universo de milhares de detectives, não é tarefa rão simples como pode parecer.
Receba um abraço.
Caríssimo Fidalgo, as minhas desculpas. Não percebi que era uma avaliação sobre o Público. Julgava que era do Policiário em geral, uma espécie de ranking.
EliminarJoão Petro