terça-feira, 16 de julho de 2024

ALMADA - 1976

 

I CONVÍVIO POLICIÁRIO DE ALMADA
VIII DO MISTÉRIO...POLICIÁRIO
ALMADA, 23 DE MAIO DE 1976
COM DEDICATÓRIA DO DETECTIVE MISTERIOSO
AO GRANDE AMIGO INSPECTOR ARANHA



FOTO CEDIDA PELO INSPECTOR ARANHA

2 comentários:

  1. ...O 1.º Convívio de Almada "MA/MP"! (23 de Maio de 1976)
    Ao lado do "Inspector Aranha" está José Manuel de Andrade, naqueles tempos um enorme apoiante da Problemística Policiária, Director das Revistas PASSATEMPO, CRUZADEX, QUEBRA-TOLAS, PENSADOR, entre outras! Menciono estas quatro porque foi onde José Manuel de Andrade concedeu espaços, de muitas páginas, para a publicação de Secções Policiárias que ficaram célebres na História do POLICIÁRIO: Enigma Policiário/Passatempo/ Inspector Aranha e mais tarde Zé (Viseu); Cruzadex Policiário/Cruzadex/LP; Mistério e Aventura/Quebra-Tolas/Sete de Espadas e Alvorada Policiária/Pensador/Alva.
    No lado direito, da foto, está Donal Lam II também atento aos chamados "Desafios" "Anti-Digestivos"!
    ...Fiquei muito fascinado com esta fotografia por duas razões... recordar o saudoso "Detective Misterioso" e porque nos últimos dias tenho mantido contactos com mais um Confrade de outrora, "Lúcifer"... dos "Companheiros do Diabo", de Almada, aliás foi "Lúcifer" (Teixeira) quem escreveu uma das reportagens deste Convívio! Os outros elementos dos famosos "Companheiros do Diabo", todos presentes neste Convívio - eu... cheguei uma semana depois... ao local da concentração, na companhia do Carlos Duarte - dava os meus primeiros passos no Policiário! - eram o carismático "Satanás" - José Nunes e o gentil "Baal" - Jorge.
    Saudações Policiárias. - O Gráfico

    ResponderEliminar
  2. O SEU A SEU DONO!
    ...Após contacto telefónico com Domingos Cabral, o "Inspector Aranha" avivou-me a memória de que o José Manuel de Andrade não era o Director de todas as Revistas... Passatempo, Cruzadex, Quebra-Tolas, Pensador! Com efeito lembrei-me rapidamente que este bondoso Senhor convivia com mais dois irmãos e, entre eles, repartiam a Direcção das variadas revistas anunciadas na minha publicação anterior! O fascínio, naqueles tempos, eram únicos e lembro-me de ter visitado a sede das Revistas, ou local de produção, no Alto do Moinho, aqui bem perto do Feijó, onde pude conviver com os três irmãos, dos quais, José Manuel de Andrade era o de mais idade!
    O SEU A SEU DONO!
    Saudações Policiárias. - O Gráfico

    ResponderEliminar